domingo, 1 de novembro de 2015

Conselho Tutelar: uma questão que diz respeito a toda a sociedade.

Estamos perdendo nossos jovens. A UNICEF da conta de que no período de 2013 a 2019, quarenta e dois mil adolescentes morrerão no Brasil apenas como vítimas de assassinatos. Todos nós somos responsáveis por isso. É responsabilidade de toda a sociedade buscar a correção desse "estado de coisas" que compromete o futuro do DF e do Brasil.

A escolha para Conselheiros Tutelares era uma oportunidade que tínhamos para contribuir. Todavia, vimos o que vimos. Ninguém em sã consciência pode aceitar tamanha aberração.

Não adianta reclamar do assaltado na porta de casa, do seqüestro embaixo do prédio, do roubo do veículo no estacionamento, por ficar acordado esperando o filho voltar do colégio ou da faculdade com receio de que algo lhe aconteça. Não adianta construir prisões, reduzir maioridade penal, nada, absolutamente nada, vai adiantar, se não cuidarmos desses que serão os cidadãos do futuro, desses que nos substituirão, desses que serão responsáveis por construir o futuro do DF e do Brasil.

Tratar com descaso as questões relativas a crianças e adolescentes é não ter compromisso com o futuro da sociedade. Especialmente aqui no Distrito Federal, onde quase 27,34% (PDAD, 2013) da população têm até 18 anos de idade. É desrespeitar não somente essa parcela da população, mas também desrespeita os avós, os pais, os tios...Em fim, desrespeita a nossa população, desrespeita a sociedade como um todo.

Não conseguiremos reduzir os problemas sociais que tanto nos aflige se não investirmos nesse segmento da nossa sociedade, seja pela importância, seja pela dimensão.

Sem perceber, mesmo você que não foi candidato, teve seus direitos afetados, na medida em que o resultado da escolha dos nossos Conselheiros Tutelares está maculado por dúvidas de toda ordem e natureza.


Autor Arnoldo Lima da Silva Filho 

Pós-graduado em Relações Internacionais

 Pós-graduado de Administração Pública 

Vice-Presidente da Federação da Família Militar no Distrito de Federal - FAMILDF 

Oficial de carreira da Força Aérea Brasileira