domingo, 20 de julho de 2014

CASA PRÓPRIA NO DISTRITO FEDERAL

A casa própria no DF é realmente um problema sério que todos nós da sociedade local, mais cedo ou mais tarde, temos que enfrentar. Aqui a terra é pública e a alienação de bem público, obrigatoriamente, se dá mediante licitação. É o que vemos nos editais publicados pela TERRACAP. Como os certames devem favorecer a administração lhe garantindo a maior vantagem, os preços que interessam são os maiores que se apresentem. Dessa forma, a aquisição de um terreno para construir a tão sonhada casa própria se torna inviável ou um árduo objetivo de vida.

Sem participação política não há vida em sociedade.

Zoon Politikon - Animal Político

Caros amigos não é possível alguém que vive em sociedade abster-se da política. De uma forma ou de outra interagimos com a política e sofremos as conseqüências dela quando não é praticada com o devido cuidado.

Sabe aquela preocupação que temos com os nossos filhos quando estão voltando da faculdade à noite? Pois é. É uma conseqüência das políticas de segurança pública. Lamentavelmente, nesse caso, por ser ineficaz. Não produz a sensação de segurança que o cidadão necessita.

Sabe aquele custo enorme que pagamos para que nossos filhos estudem em uma escola que, supostamente, vai ajudá-lo quando chegar a hora do vestibular? Pois é. Mais uma conseqüência das políticas pública ineficazes. Nesse caso, das políticas educacionais. Na verdade, recorremos à escola privada porque não acreditamos na escola pública. O problema é que poucos são os brasileiros podem pagar ensino privado para seus dependentes e isso agrava a maturidade intelectual da população, reforçando o que conhecemos como massa de manobra dos políticos do mal.

Sabe aquela reclamação que as nossas empregadas domésticas fazem em relação à demora do ônibus, ao trânsito engarrafado e dos problemas mecânicos que a impedem de chegar no horário para trabalhar? Então. É mais uma conseqüência das políticas públicas. Não temos transporte minimamente de qualidade. Imagem como sofre nossos filhos para ir e vir ao colégio, a faculdade, etc.

Hoje vivemos um “Estado de coisas” onde nada funciona. O estado não nos retorna quase nada dos impostos que pagamos. E pagamos muito, todos sabemos disso. E aí cabe uma pergunta: o que efetivamente fazemos para mudar essa situação?